3 de agosto de 2015

No filme “O Senhor das Moscas” é contado a história de vários garotos pré-adolescentes que ficaram presos em uma ilha deserta devido a um acidente de avião.Com o ocorrido, os garotos são “obrigados” a viverem uma sociedade de certa forma primitiva, dependendo da ajuda e da compreensão de todos. Mas infelizmente isso não ocorre da maneira desejada, e a situação toma outro rumo completamente diferente, repleto de brigas, contendas e mortes.


No filme podemos perceber claramente a presença da democracia. Logo no início do filme é feita uma eleição para decidir quem iria comandar aquela sociedade, também para se estabelecer a ordem fica decidido que a palavra fica com quem tivesse a concha nas mãos.
Mesmo vivendo em uma ilha deserta, todas aquelas crianças souberam sobreviver, pois tinham uma base de como sobreviver em meio ao nada. Por viverem em um lugar tão isolado os garotos passaram a se vestir e se comportar como tribos de eras passadas, porém tinham conhecimento sobre a formação do fogo, pois usaram as lentes de um óculos, e a luz do Sol para gera-lo. Certamente sua manipulação nos primeiros dias foi um tanto complicada, pois acabaram colocando fogo na ilha, mas aos poucos eles foram se acostumando e aprendendo a lidar com as dificuldades cotidianas.

O representante eleito para comandar a sociedade estabeleceu regras e trabalhos a serem cumpridos, no início tudo ocorria muito bem, mas aos poucos muita gente foi se revoltando pois queriam se divertir, então muitos começaram a se rebelar e acabou que o grupo se dividiu em 2, formando assim uma outra sociedade.

Com essa divisão forma-se 2 grupos opostos, que passam a se desentender diversas vezes ao longo o filme. De um lado se encontra o grupo com a força do diálogo e do outro o grupo pela força da violência. O segundo grupo aos poucos vai tomando território e acabam conquistando boa parte do grupo 1, a violência e a diversão passam a fazer parte daquela sociedade a ponto de apenas restar 1 pessoa no grupo 1, que aliás era o líder do grupo.

Com esse filme podemos perceber que o homem sempre busca uma forma de se favorecer em meio a sociedade, se não houver alguém de comando maior em meio ao povo certamente todos se rebelariam, e sociedade viraria um caos. Para que a ordem seja estabelecida é necessário que haja limites na sociedade, mas como ninguém tinha grande autoridade na ilha, o mais forte conquistou o local, destruindo então a vida de seus adversários para alcançar seus objetivos.


Se no final do filme não tivesse chegado um helicóptero certamente o último integrante do grupo 1 morreria, e aos poucos a sociedade sobrevivente viraria um caos, pois muitos humanos vivendo em um único local, sem regras e determinações, causaria uma grande confusão, pois certamente, a ideia de um em algum momento não bateria com a de outro, e aquela confusão voltaria a acontecer, até que todos se extinguissem. Assim, podemos compreender o nome do filme “O Senhor das Moscas” pois indica a forma medíocre criada por aquelas crianças para viverem em sociedade, uma forma de vida que se deteriora com o passar do tempo, que apodrece e que aos poucos se decompõe da pior forma possível.

0 comentários:

Pesquisar neste blog

Tecnologia do Blogger.