14 de dezembro de 2015
O filme "O menino de pijama listrado" retrata a 2ª Guerra Mundial que ocorreu entre os anos de 1939 e 1945.Esse período foi marcado pelo etnocentrismo, e pelo determinismo biológico, levando muitos judeus ao massacre. 
A história que se passa no filme é a de uma família alemã que se muda para uma casa próxima a um campo de concentração, onde um dos filhos do casal acaba fazendo amizade com um judeu sem que seus pais percebam, e no final a criança acaba morrendo com os outros judeus.
A 2ª Guerra Mundial ocorreu em um momento em que a Alemanha estava desmotivada devido ao tratado de Versalhes, que foi aplicado a Alemanha por ter perdido a 1ª Guerra. No meio desses acontecimentos surgiu Hitler que queria motivar a Alemanha, dizendo que a raça deles era melhor, e que a dos judeus era inferior.
Hittler foi um dos maiores responsáveis por espalhar o etnocentrismo e o determinismo biológico na Alemanha, ele comandou a 2ª Guerra Mundial, e tinha como objetivo exterminar a raça judia, pois acreditava que esta estava roubando dinheiro os alemães. 
Muitos apoiaram as ideias de Hittler, e assim a guerra começou. Havia algumas pessoas que não concordavam com as ideias de Hittler, mas estas, muitas vezes, se calavam, pois temiam que algo de ruim acontecesse se seus pensamentos fossem expostos.
No filme, a mãe de Bruno, não concordava que os judeus fossem mortos, ela acreditava que devia-se praticar o relativismo cultural,mas ela guardou seus pensamentos para si própria. Com o tempo o marido dela percebeu que aquela situação não a agradava, então eles conversaram e decidiram que aquela não era a casa ideal para criar os seus filhos, então ficou decidido que ela e seus filhos iriam se mudar para um local melhor. Porém no dia da mudança, Bruno sumiu, pois tinha ido brincar com seu único amigo Slmuel um judeu, e assim acabou sendo morto no campo de concentração.
Outra situação mostrada no filme era que muitos alemães também apoiavam as ideias de Hittler devido as falsas informações que eram passadas pela mídia. Muitas propagandas mostravam os judeus felizes nos campos de concentração, assim os alemães do poder, conseguiam manipular as pessoas a acreditarem que aquelas praticas que eles exerciam contra os judeus era a correta e que todos deviam apoia-los.
Por fim, podemos compreender que a 2ª Guerra Mundial foi marcada pelo etnocentrismo e pelo determinismo biológico, que nada mais são do que o ato de discriminar o outro jugando-se melhor, e atribuindo capacidades físicas e psicológicas a sua etnia, discriminando a quem pertence a outros grupos. Todo esse preconceito é retratado no filme, e este deve ser extinguido. Devemos seguir o relativismo cultural que não discrimina ninguém, e reserva a integridade cultural de cada pessoa.

0 comentários:

Pesquisar neste blog

Tecnologia do Blogger.